Artigos

10 de novembro de 2015

4 FORMAS DE AMENIZAR OS IMPACTOS NA COMPRA DE EMPRESA

Com os objetivos de conquistar mais clientes, obter mais lucratividade e fazer crescer sua atividade, muitas corporações fazem operações de aquisição de concorrentes menores ou de empresas que operam em outros ramos, expandindo. Apesar disso, tais processos não trazem implicações somente ao mercado, mas interferem também dentro das próprias organizações envolvidas na transação. Mas é possível amenizar os impactos provocados pela compra de empresas? Temos algumas dicas para lhe ajudar nessa missão.
Confira:

Deixe bem clara a cultura organizacional

A cultura interna da organização consiste nos valores, normas e crenças da empresa, que são – ou deveriam ser – cultivados por seus funcionários, nas diversas estruturas e processos que ela apresenta.
De certo modo, os ambientes de trabalho são diretamente afetados por novas tecnologias, metas diferentes e por outros fatores que são trazidos pelo fechamento de um negócio como a aquisição de uma empresa. Portanto, a fim de não diminuir ou atrapalhar a produtividade, é importante pensar em mecanismos eficientes para se ajustar, informar novas técnicas e integrar as culturas organizacionais onde forem distintas.

É preciso ser coerente com os salários e funções

Quando uma empresa é adquirida, os funcionários geralmente ficam temerosos de terem seus salários diminuídos ou bruscamente alterados. Afinal, pode existir uma disparidade muito grande nos planos de salários e programas de crescimento de carreira, além de métodos de avaliação que sejam completamente diferentes. Nesse caso, a coerência das metodologias de cargos, funções e remunerações é urgente, sendo inevitável pensar em um planejamento adequado para absorver os colaboradores, sem causar pânico. Do contrário a produtividade poderá desabar, sua empresa poderá perder talentos ou gerar insegurança nos setores da nova corporação.

Trabalhe a motivação dos colaboradores

Os primeiros meses após uma compra de empresa são considerados críticos para que tudo dê certo. Além dos receios dos funcionários, a gestão fica comprometida também nos altos cargos, porque existe menor motivação ou comprometimento, tensões, baixa tolerância e autoestima – principalmente entre os profissionais da empresa adquirida. Não é incomum ouvirem-se reclamações por conta de sobrecarga de funções e afazeres, somada às atividades já rotineiras. A melhor maneira de resolver esse problema é contar com técnicas da gestão de recursos humanos para motivas os colaboradores, esclarecer-lhes as dúvidas e mostrar que você conta com eles nos momentos importantes de transição. Para isso, faça pesquisas e fique vigilante aos sentimentos e atitudes diversas dos funcionários. Além disso, facilite a comunicação e esteja sempre acessível.

Capacite os funcionários para as novas tecnologias e exigências

Outro receio generalizado é quanto à necessidade e o tempo hábil para se adaptar a novas exigências de habilidades, técnicas e competências. Procure diminuir o medo de demissões, a não ser que
sejam inevitáveis, oferecendo indicações de onde e como seus colaboradores podem se capacitar mais. Promova também palestras e cursos corporativos. Tenha em mente também que, se os funcionários se sentirem estimados e valiosos, corresponderão com o aumento da sua produtividade. Se você está pensando em comprar uma empresa, lembre-se das nossas dicas para diminuir os impactos envolvidos nessa transação. Considere os funcionários antigos, os processos e a cultura, aproveite o que há de bom, mas inove no que precisa ser melhorado. Conte também com uma consultoria especializada, que lhe ajudará a estudar as implicações, avaliar o mercado, a empresa e o que você precisa fazer para não ter problemas. Ainda tem dúvidas sobre como proceder durante a compra da empresa? Deixe-as nos comentários que lhe ajudaremos.

Voltar para todos artigos

Confira nossas oportunidades de negócios



Confira também nossas publicações e posts exclusivos

Vitalab

FT AQUISIÇÕES CONCLUI A VENDA VITALAB PARA O GRUPO MAFRA.

Biogenetix

FT Aquisições conclui a venda da Biogenetix para o Grupo Mafra.

Byogene

FT Aquisições conclui a venda do Grupo Byogene para o Grupo Mafra.

mafra expressa

Grupo Mafra adquire 100% da Distribuidora Expressa que possui receitas na casa de R$ 1,5 bi.