Artigos

10 de novembro de 2015

8 fatores para construir uma franquia de sucesso

Abaixo segue os 8 fatores para construir uma franquia de sucesso:

1. Modelo de negócio atrativo e sustentável: o modelo definido para expansão precisa trazer diferenciais competitivos. Cabe uma reflexão fundamental por parte do empresário: será que a marca efetivamente tem algo diferente para apresentar ao mercado?

2. Parceria ganha-ganha: o foco do franqueador deve estar em criar condições para que o franqueado tenha ganhos atrativos. Franqueado feliz, franqueador também.

3. Estrutura para expansão: pensar somente na velocidade de expansão, sem planejar a estrutura necessária para dar o suporte adequado à rede, é um erro que pode trazer graves consequências, e pode ser uma ameaça ao crescimento sustentável.

4. Ferramentas de gestão: ter um software de gestão que dê condições de acompanhar os resultados da rede é básico e fundamental. Outras ferramentas, como checklists de visitas e mapa de indicadores de performance das unidades, também precisam ser desenvolvidas.

5. Seleção criteriosa de franqueados: selecionar criteriosamente estes parceiros, que passarão a fazer parte do dia-a- dia da rede, pode significar um relacionamento mais saudável e construtivo.

6. Qualidade do relacionamento: diferente do que acontece na gestão de filiais, em franquias estamo falando de parceiros. É um relacionamento mais motivacional, de engajamento das pessoas para um objetivo comum.

7. Programas periódicos de capacitação e reciclagem: não basta treinar uma vez só e achar que tudo continuará caminhando bem. É preciso ter foco na capacitação constante da rede. É isto que garantirá maior padronização e nível elevado de serviço.

8. Inovação permanente: é uma das melhores formas de manter o franqueado na rede, proporcionando novidades e mantendo o negócio competitivo, gerando uma condição superior em que ele, sozinho, não teria condições de fazer. Isto gera uma interdependência saudável. Lyana Bittencourt é especialista em franchising e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo Bittencourt.

 

Fonte: Exame
Por Lyana Bittencourt, especialista em franquias da Exame.

Voltar para todos artigos

Confira nossas oportunidades de negócios



Confira também nossas publicações e posts exclusivos

IPO do Hospital Mater Dei pode movimentar 2 bilhões

news

Fusões e Aquisições em 2021, teremos novo recorde histórico?

A Viveo, gigante dos suprimentos médicos, vai fazer IPO

MadeiraMadeira recebe novo aporte de aproximadamente R$ 1bi e vira novo “unicórnio” brasileiro