Artigos

10 de novembro de 2015

Entenda a importância de uma Avaliação de Empresa (Valuation)

Muitos empresários só pensam em fazer uma Avaliação de Empresa (Valuation) quando estão prestes a colocá-lo à venda em operações de M&A (Fusões e Aquisições) ou mesmo quando recebem uma oferta de compra inesperada. Mas ainda que estas realmente sejam uma das principais razões para fazer uma Avaliação de Empresa, ou seja quando for vender sua empresa, outras situações também podem exigir que os empreendedores saibam, em profundidade, quanto vale tudo aquilo que eles construíram. Saiba qual é a importância de conhecer e calcular o VALOR DA SUA EMPRESA ou NEGÓCIO conferindo nosso artigo.

Importância em ter a Avaliação da sua Empresa atualizada 

Poder de negociação
Quando o empresário chega à conclusão de que é hora de abrir mão da empresa, seja por motivo de aposentadoria, mudança geográfica, ou outros, fazer a Avaliação da Empresa (Valuation) se torna indispensável como ferramente para que a negociação possa ser vantajosa.
Nesse momento, conhecimento é poder! Saber quanto a empresa vale evita o aceite de ofertas de investidores predadores, que estão em busca de preços inferiores ao seu verdadeiro potencial de geração de receita.
No outro extremo, a informação evita que o proprietário do negócio fixe um valor muito abaixo do ideal, afugentando possíveis investidores, que podem imaginar que existe algo errado por trás de uma oferta tão baixa.

Visão de futuro
Aquilo que não se mede não se gerencia. Essa máxima da gestão serve para entender que o conhecimento do verdadeiro valor da sua empresa também ajuda os proprietários a traçarem estratégias e planos em busca de aumentos no patrimônio. Portanto, se você quer gerenciar de forma completa o seu negócio, é fundamental calcular o valor da sua empresa, fazendo uma Avaliação da sua Empresa (Valuation).

Preparação para mudanças
Ainda que uma empresa não esteja à venda, outras operações como fusões & aquisições, alianças estratégicas e até mesmo o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou projetos, podem exigir que os empresários conheçam o valor do negócio, e/ou como cada projeto ou receita afeta o valor da empresa e a lucratividade. Somente assim será possível participar das rodadas de negociação com conhecimento de causa para a tomada de decisões mais acertadas. Uma correta Avaliação da Empresa (Valuation) pode te fornecer um raio-X do seu negócio.

Modificações societárias
A entrada ou saída dos sócios de uma empresa pode trazer mudanças substanciais na estrutura de capital, exigindo que todas as partes envolvidas conheçam o valor da sua empresa. Com isso, os novos e antigos sócios terão maior facilidade para identificar seus direitos e deveres, evitando disputas judiciais que podem se tornar extremamente complexas.

Planos pessoais
Os proprietários de empresas, assim como os trabalhadores, precisam planejar o momento em que irão se retirar definitivamente das atividades profissionais que exercem. Com isso, os gestores que pedem para calcular o valor da sua empresa poderão planejar melhor o momento em que passarão o negócio para frente, identificando o patamar de patrimônio ideal a ser atingido.
Vale ressaltar que, ainda que o conhecimento do valor da sua empresa seja importante em tantos aspectos, o trabalho necessário para chegar a ele pode não ser tão simples quanto alguns empreendedores acreditam.
Além das diversas metodologias de cálculo existentes é preciso que o empresário tenha atenção a diversos detalhes, para evitar que o vazamento de informações influencie o valor do negócio no mercado.
Não deixe de buscar um especialista que conheça as melhores práticas e metodologias para fazer uma Avaliação da Empresa (Valuation) e assim definir o VALOR DA SUA EMPRESA – Valuation, garantindo que seus planos possam ser feitos com base somente em informações e metodologias precisas e confiáveis. E você? Acredita que o conhecer e calcular o valor de sua empresa pode servir a outros fins que não somente sua venda?

Para melhor entendimento das diversas metodologias usadas em uma Avaliação de Empresa (Valuation) acesse o link abaixo:
www.ftaquisicoes.com.br/faca-uma-avaliacao

Autor: Franklin Tomich
Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, com MBA em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC, com MBA em Marketing Estratégico pela Univ. FUMEC, Finanças pela IBS e IFRS Tributário e Societário pela FGV. Membro de honra do ISoBL (International Society of Business Leaders) e afiliado ao IBBA (International Business Broker Association).
Especialista em assessoria a M&A (Fusões e Aquisições) e Private Equity, atua na empresa FT Aquisições, afiliada ao grupo americano Sunbelt Network International, empresa líder mundial do setor de intermediação de empresas e participações.

Voltar para todos artigos

Confira nossas oportunidades de negócios



Confira também nossas publicações e posts exclusivos

salesforce

Operação de M&A no setor de software, no valor de R$ 58 bilhões, agita o mercado

analise-do-ipo-da-hapvida-capa

Grupo América (Promed, América, AME) de Goiás é vendido por R$ 426 milhões para a HapVida

unilever

Unilever faz a aquisição da lavanderia SmartLav

duratex-share

Duratex assina contrato para aquisição da Cecrisa por quase 1 bi