Artigos

10 de novembro de 2015

5 DICAS PARA QUEM QUER VENDER SUA EMPRESA

Alguns empresários não possuem sucessores que possam dar continuidade ao negócio, enquanto outros estão interessados em utilizar os recursos obtidos com a venda para outros fins ou desejam mudar de cidade ou país. Independentemente da razão, vender sua empresa é uma tarefa que exige bastante cuidado e trabalho. Muitos empresários temem alguns dos riscos envolvidos no negócio, mas seguindo algumas orientações é possível dar andamento ao processo com tranquilidade e obter sucesso no final. Para ajudá-lo nessa missão, confira algumas dicas que preparamos para que você consiga vender sua empresa da melhor forma possível.

Avalie com cuidado

O primeiro passo, que é também um dos mais importantes, é avaliar a empresa de forma precisa e obter por ela o maior valor possível. Embora o próprio empresário possa precificar seu negócio usando diferentes métodos de valuation (Avaliação de Empresas), a mais recomendada forma de avaliar uma empresa é contratando uma consultoria de negócios que avaliará balanço, demonstrativos de resultados, números de venda, contratos, projeções de faturamento, riscos envolvidos e outros fatores para definir um valor ideal. Independentemente de quem conduza a avaliação, é primordial levar em consideração também os ativos intangíveis (como o valor da marca da empresa), a sua carteira de clientes e os processos que já possui em andamento e podem trazer aumentos de receita no futuro. Lembre-se que todos esses os métodos podem ser aproveitados de forma complementar para alcançar um preço mais realista e, ainda assim, vantajoso para o empresário. O correto é ter toda a preparação antes de sentar com um comprador/investidor.

Coloque a casa em ordem

Vender sua empresa, em muitos aspectos, é como vender uma casa. Ao receber potenciais compradores, você vai querer deixar tudo em ordem para que o valor do bem seja percebido em todo seu potencial. Dessa forma, mesmo que você não tenha nenhum interesse em continuar administrando o negócio, é importante deixar registros e relatórios atualizados e os projetos e processos bem encaminhados. Também busque, sempre que possível, solucionar pendências judiciais e débitos em aberto para evitar problemas mais adiante. Ter um relatório gerencial com todas as receitas e despesas e projeçoes futuras é primordial. Um bom consultor de Avaliação de Empresas poderá te auxiliar.

Faça uma boa oferta

Quase tão importante quanto encontrar um preço ideal é oferecer um plano de pagamento condizente com o mercado. Mesmo quando se trata de empresas pequenas, é raríssimo que um negócio seja comprado à vista. Pense até onde você poderá negociar os valores de entrada, parcelas ou outros acordos (como permutas e cessões) para que a oferta seja mais atrativa para o comprador. Mesmo encontrando muitos interessados, lembre-se de conferir a capacidade financeira do comprador, evitando problemas como a inadimplência ou disputas judiciais.

Guarde as informações

A vender sua empresa é um processo delicado e, por isso, exige a manutenção de muitas informações em sigilo até que seja totalmente concluído. Lembre-se que alguns falsos interessados podem tentar obter dados sigilosos sobre a sua empresa ou até mesmo desvalorizá-la. Evite espalhar números e informações para quem não estiver diretamente relacionado ao processo, mesmo que sejam funcionários ou pessoas próximas. Um bom especialista em Intermediação de compra e venda de empresas e em fusões e aquisições saberá quando é hora de abrir dados sigilosos e pedir um NDA ao interessado.

Divulgação

Quando tudo estiver pronto para a venda, será preciso encontrar possíveis compradores. Para isso, antes é preciso definir a melhor forma de atingir o público-alvo. É possível usar contatos pessoais, sites especializados, jornais e revistas, investidores-anjo ou fundos de investidores e private equity. Mas o mais recomendado é buscar um especialista no setor de Business Broker ou M&A.

Pesquise e verifique quais são aqueles mais adequados para seu porte e segmento de atuação. Mesmo quando se trata de empresas médias e pequenas, a venda de um negócio pode ser bem mais complexa do que o empreendedor imagina. Por isso, além de seguir essas dicas, procure ajuda profissional para que os documentos e contratos sejam preparados de forma adequada, para que sua empresa seja valorizada de forma justa e vantajosa e para que a interação com os compradores possa fluir de forma produtiva.

Quando chegar a hora de vender sua empresa, o mais aconselhado é procurar um especialista, fazer uma excelete Avaliação e deixar o mesmo prospector um investidor ou comprador. Foque na operação do seu negócio.

Por: FT Aquisições

Voltar para todos artigos

Confira nossas oportunidades de negócios



Confira também nossas publicações e posts exclusivos

Vitalab

FT AQUISIÇÕES CONCLUI A VENDA VITALAB PARA O GRUPO MAFRA.

Biogenetix

FT Aquisições conclui a venda da Biogenetix para o Grupo Mafra.

Byogene

FT Aquisições conclui a venda do Grupo Byogene para o Grupo Mafra.

mafra expressa

Grupo Mafra adquire 100% da Distribuidora Expressa que possui receitas na casa de R$ 1,5 bi.