13 de junho de 2016
A Ultrapar, informou ontem dia 12 de junho que sua subsidiária Ipiranga acertou a compra da empresa Ale, distribuidora de combustíveis por 2,17 bilhões de reais, até então a quarta maior distribuidora do Brasil com 2 mil postos e 260 lojas de conveniência.
A aquisição da ALE pela Ipiranga tem como objetivo ampliar sua rede na região nordeste e proporcionar maior escala operacional e maior eficiência logística. A Ipiranga atualmente tem mais de 7.200 postos e uma rede com mias de 1.900 lojas (am/pm).
O negócio está sujeito à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e de acionistas da Ultrapar. Até o posicionamento do Cade, as companhias manterão as suas operações totalmente separadas e seguirão atuando como concorrentes efetivas.
Para o valor da operação em torno de R$ 2,17 bilhões, o negócio foi avaliado em 7,9 vezes o Ebitda do ano passado.
Por: Franklin Tomich
Especialista em M&A (Fusões e Aquisições) e Private Equity
Fontes: Reuters