Posts

Lider mundial em intermediação de compra e venda de empresas, fusões e aquisições.

30 de abril de 2019

O Magazine Luiza confirmou a aquisição da Netshoes por R$ 243 milhões

O Magazine Luiza confirmou nesta segunda-feira (29) à noite, a aquisição de 100% da Netshoes por um valor de US$ 62 milhões, na cotação do dólar de hoje, valor corresponde a 243 milhões de reais, um deságio de 24,5% rem relação ao negociado na NYSE. A aquisição foi fechada por US$ 2 por ação, valor muito abaixo aos US$ 24 alcançado após o IPO.

Para concretização da operação de fusão e aquisição (M&A), haverá necessidade de aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e dos acionistas da Netshoes em assembleia geral.

A Magazine Luiza é uma rede varejista de eletrônicos e móveis, fundada em 1957 na cidade de Franca, interior de São Paulo, por Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato.

No ano de 2018 obteve um lucro líquido de aproximadamente R$ 600 milhões, atingindo R$ 5,9 bilhões em receitas de vendas, e um Ebitda de R$ 1.245 milhões, margem de 8%, versus R$ 1.031milhões em 2017.

Neste mesmo ano, obteve um crescimento de 24% nas vendas lojas físicas, e fluxo de caixa das operações atingiu impressionantes R$ 1,1 bilhão nos últimos 12 meses.

Durante a gestão de Luiza Helena Trajano, o Magazine Luiza passou por uma grande expansão de sua rede. Uma das principais estratégias adotadas pela companhia foi de crescer através de operações de fusões e aquisições (M&A).

Em 1996, quando possuía apenas 56 lojas, o Magazine Luiza fez a aquisição da rede paranaense Casas Felipe, com 22 lojas. Na época, o valor estimado na operação de fusão e aquisição foi de R$ 22 milhões.

Em 2004, o Magazine Luiza fez a aquisição dos 51 pontos da gaúcha Lojas Arno, saltando de 186 para 237 pontos de venda.

No ano seguinte, fez mais três operações de fusões e aquisições de redes catarinenses: Lojas Base Móveis e Eletro, composta por 66 lojas, além da lojas Kilar e das Lojas Madol.

Em 2010, mirando o mercado do nordeste, a companhia fez a aquisição da cadeia nordestina “Lojas Maia”, uma rede de lojas com cerca de 150 unidades espalhadas pelo Nordeste.

No ano seguinte, a rede anunciou a compra de 121 lojas do Baú da Felicidade, do Grupo Silvio Santos, por R$ 83 milhões, se consolidando como 2ª maior grupo varejista de eletrônicos e eletrodomésticos do país.

Dois anos depois, foi concluída a aquisição do capital social da Campos Floridos, detentora do e-commerce Época Cosméticos. A aquisição fez parte da estratégia de expansão e consolidação do Magazine Luiza em um segmento em ampla expansão no e-commerce brasileiro.

No primeiro semestre de 2017, sem revelar valores, a companhia adquiriu a startup mineira de tecnologia Integra Commerce, especializada em relacionamento entre lojistas e plataformas digitais abertas, ou marketplaces. Com essa aquisição, passou a não mais existirem intermediários entre os lojistas e o marketplace.

Agora em 2019 foi a vez da Netshoes.

A Netshoes é um comércio eletrônico brasileiro de artigos esportivos fundado em fevereiro de 2000 por Marcio Kumruian e Hagop Chabab. Apesar de ser líder no segmento de venda on-line de artigos esportivos, a empresa passa por uma série de dificuldades, como queda nas vendas e alto consumo de caixa.

Em 2018 apresentou receitas na ordem de US$ 466 milhões, mas com prejuízo de US$ 85 milhões e um Ebitda negativo.

Fontes: RI da Magazine Luiz, RI da Netshoes, Wikipedia, Reuters.

Escrito por: FT Aquisições, especialista em assessoria a fusões e aquisições

e captação de fundos de investimentos.

Confira nossas oportunidades de negócios



Confira também nossos artigos

sa ou ltda

S.A. ou Ltda., qual escolher para constituição de sua empresa?

Acesse este conteúdo
img-artigo-005

Entenda a importância de uma Avaliação de Empresa (Valuation)

Acesse este conteúdo
img-artigo-003

4 SINAIS DE QUE CHEGOU A HORA DE VENDER SUA EMPRESA

Acesse este conteúdo
contabil fusao

Tratamento contábil para combinações de Negócios: Fusão, Incorporação ou Cisão.

Acesse este conteúdo